jusbrasil.com.br
29 de Novembro de 2021

10 Regras para quem quer passar na OAB de primeira e sem se matar.

Primeira fase.

Everton Muller, Advogado
Publicado por Everton Muller
há 3 anos

10 REGRAS PARA QUEM QUER PASSAR NA OAB DE PRIMEIRA!!!

Parte 1: Primeira fase.

Olá meu nome é Everton Muller de Souza, sou advogado entre outras coisas, sempre fui conhecido por dominar a arte de ir bem dentro da vida acadêmica, abrangendo um leque de conhecimento tanto no que tange diretamente o curso de DIREITO, quanto em áreas indiretas, como geografia, economia, história, filosofia, e assim por diante, sem ter que vender minha alma pra isso.

Nunca tirei aquele famoso tempo pra estudar, onde muitos abandonam sua vida social, seu trabalho, seu estágio e tudo o que ama, para realizar determinados objetivos, obvio que é necessário ter coerência e equilíbrio em determinas épocas na vida. Entretanto não é tão necessário assim se autoflagelar, e assim passei na assombrosa banca da FGV ainda no inicio do nono semestre, enquanto fazia minha monografia, minhas provas, estágio supervisionado, trabalhos do curso de direito, fazia um cursinho de inglês no DUOLINGO, fazia meu estágio em um Fórum e assistia minha serie de animes, e tendo sucesso e tudo.

Exemplificando em um período antes de eu entrar na pratica da advocacia, quando trabalhava em um banco, para galgar promoções entre outros benefícios, existia uma temida prova para os bancários a CPA 10 da ANBIMA (se tiver curiosidade é fácil pesquisar), onde eu tinha colegas que como na OAB, tentaram por 4,5,6 e até 7 vezes passar sem sucesso, e como na OAB existia uma infinidade de cursinhos pra ajudar os que intentavam em fazer a prova. Resumindo eu li uma apostila em uma semana fiz a prova e acertei 40 das 50 questões, passando de primeira na tão temida prova.

Talvez fosse mais interessante romantizar minha historia, afirmando que nesta labuta perdi meu rim de tanto tomar café nas infindáveis madrugadas de estudo, que era o primeiro a chegar e o ultimo a sair da sala de aula, que dormi 2 horas por noite durante todo curso, mas eu seria incoerente com minha própria historia.

Obviamente que seria desprezível desmerecer quem que seguir pelo caminho do sacrifício muitas vezes sendo martirizado por isso, perdendo sua vida social, saúde, e chegando a desenvolver certas patologias como stress, ansiedade e depressão.

Mas para que não se misture alhos com bugalhos, deve ser levado em conta as duas coisas o percurso e o percursor, em relação ao percurso é necessário se ter em mente que existe mais de um percurso ou caminho para chegar ao alvo. Sim existe o mais conhecido e romantizado que é o caminho do sofrimento e desgaste físico, e existe outro que irei relatar mais adiante.

Existem também vários percursores, ou seja aqueles que trilham determinado caminho, trajeto afim de chegar em certo lugar. É importante ressaltar que nem todos tem o mesmo perfil, existem por exemplo os montanheses que sobem trilhas íngremes e difíceis na montanha mas que não conseguem realizar uma meia maratona em lugar plano e aberto.

O que eu quero dizer é que entre os dois extremos se concentra a maior parte das pessoas, que é o meio termo, então seguindo esta logicas a maior parte das pessoas não precisa e nem devem se matar estudando e decorando conteúdo, todavia, não devem ser relapsos e achar que na hora da prova iram lembrar o que nunca aprenderam.

Como a maioria das pessoas, estou no meio termo, e sabe qual é minha vantagem nisso? Simples é que eu sei disso, e sabendo disso não preciso nadar contra a maré. Assim sendo vou passar 10 dicas pra você passar na prova da OAB de primeira como eu fiz, e se tudo der certo, sem você ter se matado pra isso.

1ª DICA: CALMA!!!

Se existe uma dica que eu poderia dar, e que considero a mais importante entre todas as outras é essa. Em minha concepção, essa dica equivale a mais ou menos 50 % de todo o processo concernente tanto na preparação, quanto na realização da prova, ademais é extremamente necessária no pós prova.

Por tanto tente manter a calma, pois no momento que você consegue ficar calmo, seus níveis de concentração aumentam, seu foco se eleva, e sua autoestima se intensifica.

Por outro lado, se a tão sonhada calma não for alcançada, fatores como stress, depressão, ansiedade, poderão ser desenvolvidos, e isso é um problema gigantesco.

Imagine que no momento da realização da prova você tenha que lidar com uma crise de ansiedade, ou que seus níveis de adrenalina comecem a subir de maneira desenfreada, é um problema gritante que lhe prejudicara de um modo irreversível.

A solução é controlar-se desde o inicio, além do restante das dicas deste e-book que é evidente que se relacionam, existem exercícios e técnicas simples, e de fácil pesquisa e aprendizado que podem ajudar a trazer serenidade e equilíbrios nos momentos de crises emocionais, como a pratica de determinados esportes, meditação, tempo com amigos selecionados (nada de passar tempo com pessoas que são ansiosas nesses momentos), técnicas de respiração e muitos outros.

É cientificamente comprovado que as técnicas citadas, tem fator decisivo na reação química da dopamina serotonina e outros reagentes que facilitam a aprendizagem, memorização, e utilização dos verbos anteriores em exercícios como provas ou redações,

Assim é imprescindível por todo o exposto e por experiência própria que você tenha calma em todo o processo da Banca FGV, tendo em vista que em meu parecer 50 % da aprovação consiste nisso.

2ª DICA: ORGANIZAÇÃO

Não é porque eu oriente a ter calma, que a pessoa tem que ser extremamente relapso e desorganizado. Muito pelo contrario, tanto o estado mental, quanto ambiente de estudo, prazos, datas, sistema de estudo, sistematização das matérias tem de estar absolutamente organizado.

Alguns podem dizer que é complicado e difícil se organizar, mas é só uma questão de adequação a disciplina. Ademais hoje existem varias ferramentas organizacionais, como, roteiros, cronogramas, programas, aplicativos que podem ajudar.

Imagine uma pessoa sem ter um roteiro de estudo querendo estudar os mais variados temas do direito dentro de varias matérias, sem tem em mente um prazo para estudar todo o conteúdo, em uma mesa bagunçada, tentando estudar penal com a mesa abarrotada de material de cível, com a tv ligada, a tela do celular piscando na sua frente, com a mente toda bagunçada por tudo isso e outros fatores externos. Seria difícil e totalmente improdutivo estudar assim, visto que qualquer pessoa ficaria impaciente, estressado, perderia a calma e não aprenderia nada.

Agora tenha em mente uma pessoa que decidiu ir pro seu quarto, desligar-se do mundo por alguns instantes, ver em seu roteiro a matéria e os tópicos de qual matéria vai estudar, tendo uma mesa limpa, apenas com o essencial para o seu estudo, confiante e motivado, pois está controlando o prazo e datas.

É indiscutível que produtividade e aprendizado do segundo exemplo estariam nas alturas em detrimento ao caso anterior, vez que o foco e atenção estariam mirando na matéria especifica naquele momento, absorvendo ao máximo o conteúdo estudado.

O mais simples é que é tudo uma questão de disciplina, e aplicação de ferramentas que eu já citei que irão trazer foco durante o processo, do contrario você estaria nadando contra a maré.

3ª DICA: TENTE ESTUDAR UM POUQUINHO POR DIA

Não importa que horas, ou por quanto tempo você pode estudar, mas tente tirar um pouquinho de tempo todos os dias para você estudar.

Muitas pessoas, seja pelo trabalho, ou seja, pela agitação da vida no século XXI, por perceberem que não tem tanto tempo disponível, optam por não disponibilizar tempo nenhum ao estudo.

Crasso erro, tendo em vista que é melhor a absorção de um pouco de conteúdo diário do que conteúdo nenhum.

Ademais, a partir do momento que você destina um tempo por menor que seja ao estudo, você condiciona seu cérebro ao aprendizado, aumentando sua capacidade de foco, de concentração e de absorção de conteúdo.

Todavia não entenda errado, se você tem disponibilidade de tempo para estudar, não se restrinja a poucos minutos por dia, não se sabote.

4ª DICA: DE PREFERENCIA POR RESOLVER E CORRIGIR PROVAS ANTIGAS E SIMULADOS

Um grande macete que ainda é desvalorizado por grade parte dos estudantes e dos candidatos a aprovação da OAB, é a realização de provas anteriores.

Existem grandes razões para você realizar provas anteriores, como condicionamento do seu cérebro ao tempo da prova, aumento da capacidade em manter o foco sob uma ótica da realização de uma atividade cognitiva importante, percepção dos quais assuntos e das quais formas são cobrados pela Banca.

Outro fator importante para a realização das provas é a sistematização do conteúdo que você adquire, tendo em vista a gama de conhecimento teórico que você terá que revisar na correção e analise do gabarito dos simulados e provas antigas.

5 ª DICA: PENSE DIFERENTE DA MANADA NA ULTIMA SEMANA

O que a maioria das pessoas que você conhece fazem na ultima semana antes da prova? Resposta obvia se matam de estudar! E qual é o resultado, senão quase 90 % de taxa de reprovação.

É importante você estudar na ultima semana, com toda certeza, mas entenda que a ultima semana é onde seu nervosismo ira estar mais aflorado, dito isso cuide de suas emoções nestes últimos dias.

Opte por fazer revisões e provas anteriores nestes últimos momentos, mas sem exagero, pois a fadiga mental ou o stress cumulado ao nervosismo podem ser determinantes no momento da prova, portanto não seja um dos 90%.

6 ª DICA: A IMPORTÂNCIA DO ULTIMO DIA

Se existe um dia importante é o ultimo dia antes da prova, é notável que a maioria das pessoas esteja surtando no ultimo dia, com dificuldade de dormir, de comer e de qualquer outra coisa que seria rotineiro e normal se não fosse à tão temida prova.

Então por obsequio meu caro leito, não se mate no ultimo dia, reserve seu ultimo dia para tentar relaxar, se quiser reservar um tempo para o estudo nesse dia que seja no máximo uma rápida revisão.

Pedro Felipe de Oliveira Santos que foi primeiro lugar em seu concurso público para a magistratura federal, afirmou que cinquenta por cento do êxito para o sucesso se dá ao equilíbrio emocional.

Seguindo a logica de seguir os próprios conselhos, no meu ultimo dia antes da prova, eu tirei para assistir filmes e alguns episódios de Naruto, mas você faça algo que sinta prazer e goste.

7 ª DICA: RESPONDA AS MAIS FÁCEIS, PRIMEIRO!!!

Se você tem varias tarefas para fazer em determinado lugar, e com certo prazo, e sabendo que existe uma possibilidade de não conseguir realizar algumas e não conseguir realizar todas corretamente.

Por obvio que você deve garantir aquelas que você tem segurança em fazer, assim é na realização da prova, escolha as mais fáceis, e as garanta.

Na primeira fase prova você precisa acerta 40 questões, imagine que em toda a prova exista 10 questões que são fáceis, e mais 10 questões que a resposta esta na ponta da língua, no entanto elas estão espalhadas por toda a prova.

É nítido que você tem que garantir essas 20 questões que já somam a metade da prova e depois ir batalhar pelas outras. Não faz sentido responder cronologicamente e arriscar deixar de responder questões que podem decidir entre a aprovação e a reprovação.

8 ª DICA: INTUIÇÃO

Sim, a velha intuição, que nada mais é que a capacidade ou faculdade de descobrir, acertar, perceber, argumentar, saber de algo independente de raciocínio ou de analise.

A percepção do que é a intuição esta nas mais variadas correntes culturais e históricas dento do liame dos séculos, da teologia, seja ao mundo business.

Pedro Felipe de Oliveira Santos, conhecido por ser a pessoa mais jovem a passar em um concurso da magistratura, sendo em primeiro lugar e uma das mais notáveis figuras neste meio, já afirmou em entrevista que como você lê suas intuições é algo de total importância dentro do mundo das provas e concursos.

Lair Ribeiro reconhecido médico especialista em nutrologia e cardiologia, passou em segundo lugar no vestibular de medicina, afirma que a intuição é essencial em qualquer carreira.

Ou seja, a capacidade intuitiva é de suma importância que deve ser utilizada aliada da capacidade de aplicação de conhecimento.

Existem formas de desenvolvimento do poder intuitivo de qualquer pessoa. Com a vantagem de poder ser utilizado em quase todas as áreas da vida, assim como em praticamente todas as carreiras de trabalho.

Bônus

As dicas que eu passei até o presente momento, foram dicas que infelizmente ninguém me passou, mas felizmente as experiências pessoais me ensinaram gradativamente.

Todavia, durante a preparação para a prova, me foram passadas quatro dicas extremamente importantes, que pontuarei sem nenhuma ressalva ou comentário, que seria de grande valia que se você tiver alguma duvida, seria interessante pesquisar sobre. Sendo elas:

5ª DICA: MANTENHA UMA VIDA SAUDÁVEL (Importância de exercícios e alimentação).

6ª DICA: FALHOU? NÃO SE DESESPERE (a vida é feita de recomeços).

9 ª DICA: FOCO EM ÉTICA E NAS MATÉRIAS CURTAS (Extrema Importância)

10 ª DICA: NUNCA MUDE AS QUESTÕES (Extrema Importância).

Você pode copiar, distribuir, e exibir a obra sobre as seguintes condições:

Atribuição. Você deve dar crédito, indicando o nome do autor e endereço do site o material está disponível para download.

Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.

Vedada a Criação de Obras Derivadas. Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E-mail. everton_muller @hotmail.com continuar lendo